quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Jandira propõe ações para evitar tragédias e preservar vidas



A Deputada Federal Jandira Feghali (PCdoB/RJ) redigiu um texto comentando a recente tragédia no centro do Rio de Janeiro e cobrou ações para evitar novos desastres, preservando a vida da população:


Após o desabamento de três edifícios no Rio de Janeiro o cenário ainda é de desolação e nos impõe apoio e total solidariedade às vítimas e seus familiares nesta hora de dor. Lamentavelmente, a histórica desordem urbana resulta em tragédias como essa. Enquanto acompanhamos as notícias das buscas somos surpreendidos pela explosão de mais um bueiro na zona portuária com um morto e dois feridos, consequência da falta de investimentos por parte da Light e da CEG. Um restaurante foi para os ares em uma área movimentada devido à vazamento de gás. Trens, barcas e bonde de Santa Teresa completam a crise nos serviços, os dois primeiros privatizados. Além dos problemas das chuvas que, apesar de anualmente previsíveis, ainda causam danos e perdas.

O momento é de ação para que casos como esses não se repitam. No dia da queda dos prédios, no coração turístico, financeiro, comercial e histórico, fizemos a proposta de ação coordenada dos gestores da União, do Governo Estadual, da prefeitura e suas secretarias, em conjunto com os Conselhos Profissionais como CREA (Engenharia) e CAU (Arquitetura e Urbanismo), Clube de Engenharia, representantes do legislativo (ALERJ, Câmara de Vereadores e de Deputados). Tudo para que vidas sejam preservadas.

Hoje, 30 de janeiro, a Secretaria Municipal de Urbanismo do Rio de Janeiro propôs a exigência de laudos periódicos sobre as condições dos imóveis, discutindo com as entidades citadas. É preciso aproveitar a oportunidade e agir com urgência evitando novas tragédias e mortes. A partir dai, envolver também o conjunto da mídia para campanhas esclarecedoras e fiscalizadoras como a que se faz nos casos de combate à Dengue e a que foi feita à época do apagão buscando nos reeducar para economizar desperdícios de energia. Ou seja, todos juntos, cada um no seu papel, atuando para que o Rio de Janeiro esteja efetivamente preparado para que vidas sejam preservadas e à altura dos eventos internacionais programados.

O Rio superará esta tragédia, mas exige ações para que não se repitam estes tristes episódios. É o que os cariocas esperam e merecem.
Jandira Feghali 

Nenhum comentário: