quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Educação em Campos dos Goytacazes - Classes Multisseriadas - Murundu



Hoje lendo o jornal local não poderia deixar de registrar o meu mais sincero agradecimento a Senhora Sara Vieira de Vasconcelos moradora de Murundu – Distrito de Campos dos Goytacazes a aproximadamente 54 km do centro. Que reclama do Ensino-Aprendizagem na Escola  Municipal Isabel Maria P. Tavares em Murundu. (que está no seu direito de reclamar se não está sendo satisfatório). 

O que mais me impressiona é a resposta da secretária de Educação Sra. Joilza Rangel que informa que a escola possui 34 alunos matriculados, portanto, os dois professores atendem bem à demanda da escola. E ai??? pronto acabou??????? 

Bom, primeiro vamos tentar explicar o que são classes multisseriadas para os amigos leitores  mais também não podemos deixar de elogiar a Dona Sara e dizer que a senhora está corretíssima em cobrar das autoridades uma melhor Educação para seus filhos e toda a comunidade de Murundu, meus parabéns pela atitude.
Os professores de classes multisseriadas deverão estar capacitados para esse audacioso projeto que muitos governos implantaram em seus municípios.

Os professores devem estar qualificados regularmente para atuarem em classes multisseriadas (classe com 2 ou mais anos/séries) localizadas no campo e esses professores devem receber informações atualizadas sobre como trabalharem com as turmas multisseriadas. Também deve ter relatórios atualizados mensalmente para a nossa Secretaria de Educação a fim de estar mais bem integrada com esse Projeto tão audacioso e que de forma nenhuma deve estar sem uma monitoração.  
Esse projeto é novo e como sabemos que a Educação acontece em longo prazo, ainda não se tem grandes resultados ou conforme Murundu que tem que ser revisto pelas autoridades competentes, pois se estivesse completamente eficaz a senhora não estaria reclamando e com toda a razão preocupada com a Educação de seus filhos. Esse Projeto é realizado com diversas parcerias e acredito que isso não deve ta acontecendo em Murundu, pois, com responsabilidades as instituições de Ensino Superior participam de forma voluntária com os municípios. Isso não deve estar acontecendo no Projeto em nossa cidade visto que nem estagiários da Área da Educação estão sendo chamados através de suas Instituições para atuarem nesta parceria.
Esse projeto dona Sara é desenvolvido em países considerados de primeiro Mundo, mais com certeza com mais acompanhamento do que está acontecendo aqui no nosso Município. Existe uma parceria onde as maiores Universidades se ocupam exclusivamente dessas escolas, isso com certeza não está acontecendo em Murundu e não é porque não temos Universidades com competência para tal fato e sim porque não está tendo uma parceria que esteja em primeiro lugar o bem para a sociedade de forma em geral.  Essas Universidades ou instituições na área desenvolvem propostas pedagógicas que atenda às suas especificações. Essas escolas que estão nas pontas devem ter organização e projetos eficazes que estruturem as condições de trabalho docente para que seus objetivos maiores sejam realmente o ensino-aprendizagem.
Essas turmas multisseriadas na qual a Secretaria de Educação se refere, não podem ser concebidas, planejadas, executadas e avaliadas da mesma forma como se faz numa sala seriada. Isso porque gera uma sobrecarga no trabalho docente e no processo de ensino-aprendizagem. Não pode faltar o principal que é a orientação metodológica especifica, portando simplesmente colocar um professor (a) dentro de sala com uma turma multisseriada sem nenhum acompanhamento é uma grande falha. O MEC deve ser um fiscalizador ativo dessas escolas.
Então a minha dúvida é:  
Existem encontros para esses professores relatarem suas experiências dentro do nosso Município?
Esses professores recebem uma orientação para execução de atividades planejadas com um professor ou um Órgão responsável pelo programa?
.Ou simplesmente se rotula que por ter somente 34 alunos matriculados numa escola de um Distrito não tão distante do centro de Campos dos Goytacazes, escolas com classes multisseriadas sem nenhuma condição para tal audacioso projeto?
Volto a explicar que as classes multisseriadas caracterizam um modelo de escola que reúne num único espaço um conjunto de anos/séries do Ensino Fundamental. 
Essa forma de organização precisa ser discutida e encarada com muita seriedade, pois analisa a existência dessas classes multisseriadas e as condições necessárias para o trabalho educativo nesta modalidade, inserindo-a na construção de um novo projeto popular à comunidade escolar nela atendida.
As atividades desenvolvidas nesse Programa são baseadas no Programa Escola Ativas do Governo Federal que visa à vida com dignidade e a valorização humana.
As atividades previstas no programa federais Escola Ativa são assim constituídas:
 Atividade Básica, Atividade Prática e Atividade de Aplicação e Compromisso Social.
 Desta forma poderemos oferecer ao educador e, conseqüentemente, ao educando, o estímulo para explorar, analisar, expor, discutir, rever e ampliar suas idéias, compartilhando diferentes pontos de vista; contextualizar e problematizar sua vida, fazer previsões que superem as limitações detectadas no debate, possibilitando o desenvolvimento de novas aprendizagens. As atividades práticas têm por objetivo construir condições de mudanças pedagógicas, curriculares e metodológicas na escola multisseriadas, instigarem tanto o docente quanto o discente a reafirmar na prática escolar o conhecimento, aproximando-se ainda mais da realidade que se pretende mudar.
Embora se saibam as inúmeras dificuldades pelas quais passam as escolas multisseriadas, especialmente o trabalho pedagógico docente, é preciso salientar que essas oportunidades que os alunos têm de estarem em contato no ambiente escolar com pessoas de outras faixas etárias e outras visões do mundo são oportunidades para trocarem saberes e conhecimentos, terem acesso a conteúdos de variadas disciplinas, bem como orientarem seu colega numa atividade escolar.

Concluindo, o nosso Município tem que ter uma educação de qualidade, que faça a diferença na trajetória histórica, social e escolar de todos os seus alunos.
 A Secretaria de Educação deve ouvir da comunidade as reclamações e verificar se esse método está sendo eficaz em cada Escola que nela foi implantada. Não podemos simplesmente responder que um Projeto tão audacioso está dando certo se sequer ouvimos os maiores interessados que nesse caso pelo pátrio-poder são os PAIS de alunos.
Educação não transforma o mundo.
Educação muda as pessoas.
Pessoas transformam o mundo.

Paulo Freire

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