domingo, 16 de outubro de 2011

Futuros alunos do magistério o que esperamos da profissão? Por que decidimos sermos professores?


Vem a pergunta porque ser PROFESSOR nos dias de hoje????
Parei para pensar e tentar alguma explicação e me veio a memória alguns fatos que marcaram a sociedade brasileira em um todo.
Um menino de apenas 10 anos, que era descrito como estudioso, calmo, não violento, filho de família tradicionalmente (normal) com pai, mãe e amor e simplesmente levou uma arma para sua escola no meio da tarde para ser mais exata após o intervalo onde eles (alunos) costumam descarregar suas energias acumuladas no primeiro tempo de aula, pois esse menino levantou da carteira e atirou na professora pelas costas. Após fazer isso saiu da sala e se suicidou com um tiro na cabeça. Quais motivos? Queremos todos saber. Nem os pais conseguem responder tamanha atitude. Sem comentar da própria arma que estava carregada e um menino de 10 anos tem acesso a ela dentro do seio da sua família totalmente tradicional e correta. Todos sem resposta até o presente momento
A professora levou um tiro na região posterior do lado esquerdo, na altura do quadril, e sofreu uma fratura na patela direita.
O menino foi levado ao Hospital, onde morreu após sofrer duas paradas cardiorrespiratórias.
Motivo: Não gostava da professora.
Outro caso também em São Paulo onde a professora Aparecida levou um tiro dentro da sala de aula em Santo André, na grande São Paulo. Traumatizada, Aparecida tem medo de voltar a lecionar e trabalha no mesmo colégio, mas na área administrativa. A professora perdoou o atirador e chegou a se reencontrar com o autor dos disparos. Mas, o menino não escutou os seus ensinamentos e hoje está preso por cometer outros crimes. A situação caótica das escolas não é um problema de apenas alguns estados, mas de todo país. O que muda é a postura de quem lida com a educação no dia a dia. Alguns corajosamente enfrentam a situação e não desprezam informação. Outros se esquivam. O certo é que nossos colégios pedem socorro. Não há mais espaço para omissão

A professora Geovana Soares (Gina) foi agredida por uma mãe de aluno.

Gina, foi agredida por advertir um aluno.

 “Ela estava conversando com a diretora quando eu passei pelo corredor. Ela me chamou e me perguntou se eu estava lembrada dele. Eu disse que sim. Então, ela pegou em meus cabelos e esmurrava constantemente o meu rosto, em uma sequencia”.

Gina contou que trabalha a 21 anos na profissão e nunca tinha visto nada parecido. O aluno foi transferido para outra escola. A professora, que ainda se recupera dos hematomas no rosto, continua afastada e não tem previsão de voltar ao cargo. “Eu adoro ser professora e eu gosto da minha comunidade. Estou tento muito apoio. Estou me sentindo uma pessoa muito querida e isso está aquecendo o meu coração”, desabafou ela.

Uma professora mexicana durante um tiroteio, fez com que todos os alunos se deitassem no chão e começou a cantar com eles, para acalmá-los. “Para ser professor, em qualquer lugar do mundo, a pessoa tem que gostar muito.

Futuros alunos do magistério o que esperamos da profissão? Por que decidimos sermos professores?

Estamos  cientes da falta de valorização da profissão, porém, o amor ao magistério e à docência. Muitos de nós visamos contribuir com as melhorias da educação no Brasil parece loucura, parece que somos condenados numa profissão tão importante, mais temos a certeza da força e da coragem que temos para encarar todas as dificuldades que vem juntamente nesse abraço da profissão docente.

Nenhum comentário: