quinta-feira, 30 de julho de 2009

GRIPE SUINA....informe-se não custa nada HOJE..







A gripe suína refere-se à gripe causada pelas estirpes de vírus da gripe, chamadas vírus da gripe suína, que habitualmente infectam porcos, onde são endémicas.[2] Em 2009 todas estas estirpes são encontradas no vírus da gripe C e nos subtipos do vírus da gripe A conhecidos como H1N1, H1N2, H3N1,H3N2, e H2N3.
Em seres humanos, os sintomas de gripe A (H1N1) são semelhantes aos da gripe e síndroma gripal em geral, nomeadamente calafrios, febre, garganta dolorida, dores musculares, dor de cabeça forte, tosse,fraqueza, desconforto geral, e em alguns casos, náusea, vômito e diarreia..[3]
O vírus é transmitido de pessoa para pessoa, e o papel do suíno na emergência desta nova estirpe de vírus encontra-se sob investigação. Contudo, é certo que não há qualquer risco de contaminação através da alimentação de carnes suínas cozidas. Cozinhar a carne de porco a 71 °C mata o vírus da influenza, assim como outros vírus e bactérias. [4]



Vacina da Gripe
O vírus da gripe sofre mutação, então a vacina é feita anualmente, quem deve vacinar:
* Idosos a partir dos 60 anos* Cardiopatas* Indivíduos com problemas pulmonares* Diabéticos* Indivíduos com AIDS* Renais Crônicos* Gestantes a partir do 3º mês* Profissionais de saúde* Contactantes com indivíduos de risco, para que estes não sejam transmissores da doença para seus familiares.
Diferença entre gripe e resfriado
Os vírus do resfriados(vírus sincicial /respiratório, o parainfluenza, o rinovírus, o adenovírus), os sintomas dos dois são parecidos, o resfriado localiza normalmente no trato respiratório superior (nariz e garganta), sendo mais brandos e de curta duração. Sendo assim a vacina da gripe não protege contra resfriados.
Gripe ou Resfriado
Como evitar os vírus da Gripe
* Evitar o máximo o contato com pessoas já infectadas;* tampar a boca e nariz quando sentir vontade de tossir ou espirrar;* lavar as mãos com freqüência,proporcionará desinfecção* Não ficar colocando as mãos nos olhos, nariz ou boca sem tê-las lavado antes;* evitar lugares com aglomeração de pessoas, quando infectado, a fim de evitar transmitir a doença;* evite fazer esforços ou práticas esportivas exageradas, para não diminuir a resistência do sistema imunológico;* Tomar bastante líquido, para ficar sempre hidratado.
Total de mortes por gripe suína no País já chega a 61
São Paulo - Mais cinco mortes causadas por gripe suína foram confirmadas ontem, três no interior de São Paulo e duas no interior do Rio Grande do Sul. Duas mortes no Estado de São Paulo ocorreram em São Caetano, na Grande capital paulista, e em Turiúba, município de 2 mil habitantes na região de Araçatuba. A outra foi registrada em Campinas. Agora, o número de óbitos no País chega a 61, desde que os primeiros casos foram registrados.
O paciente de São Caetano, um homem de 47 anos, morreu ontem no Hospital Mário Covas, em Santo André. Em Turiúba, a primeira morte no noroeste do Estado foi a de um homem de 58 anos. Um terceiro óbito em decorrência da gripe suína foi confirmado em Campinas, segundo a Secretaria Municipal de Saúde: uma mulher de 48 anos. A pasta informou que ela tinha seu sistema imunológico comprometido.
No Rio Grande do Sul, a Secretaria da Saúde confirmou duas mortes em Passo Fundo - uma mulher de 28 anos, portadora de Síndrome de Down, e um homem de 42. De acordo com o governo gaúcho, eles não tinham nenhuma doença que comprometesse o sistema imunológico. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Por causa da gripe suína A (H1N1) Campos dos Goytacazes adota vacinação contra doenças pneumocócicas Diante da pandemia de gripe suína A (H1N1), vacinação contra as doenças pneumocócicas é recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A Prefeitura de Campos dos Goytacazes, cidade ao Norte do Rio de Janeiro, no Brasil, é a primeira a adotar a vacinação gratuita para todas as crianças menores de um ano contra as chamadas doenças pneumocócicas, que incluem a meningite e a pneumonia.
De acordo com a OMS, as doenças pneumocócicas são as que mais matam crianças menores de cinco anos em todo o mundo, sendo ainda mais letais nos dois primeiros anos de vida
Todas as crianças menores de um ano residentes no município receberam a primeira dose da vacina pneumocócica conjugada 7-valente, única para prevenção do problema. A Organização Mundial de Saúde (OMS) já recomenda também por conta da pandemia de gripe suína a vacinação de todas as crianças menores de cinco anos contra o problema. Muitos dos casos de morte por gripe suína registrados no Brasil ocorreram em pessoas vítimas da bactéria pneumococo.
A decisão partiu da prefeita Rosinha Garotinho e do vice-prefeito Dr. Francisco Oliveira, médico pediatra. “Sabemos da importância desta vacina, pois a prevenção de doenças como a meningite e pneumonia é fundamental”, avalia Rosinha. “Sou mãe e sei o quanto é importante a vacinação, por isso, introduzimos a nova vacina no calendário do município para todos os menores de um ano”, explica a Prefeita.
Segundo Dr. Francisco Oliveira (vice-prefeito), a vacinação gratuita contra doenças pneumocócicas vai garantir também a chamada proteção de rebanho, ou seja, quando pessoas não vacinadas também se beneficiam com a imunização em massa. “Campos assume novamente sua preocupação com a saúde da população, em especial também, das nossas crianças”, completa o vice-prefeito.
Risco
As doenças pneumocócicas já matam mais que Malária, Aids e a Sarampo juntas. Além disso, provocam mais sequelas que doenças normalmente consideradas mais preocupantes, como o Rotavírus. Nos países em desenvolvimento, caso do Brasil, uma em cada 10 crianças será vítima de doenças pneumocócicas. Só no Brasil, são mais de 1.200 casos de meningite pneumocócica por ano; a mais letal das meningites, principalmente nos dois primeiros anos de vida.
Prevenção
A vacina pneumocócica conjugada 7-valente é atualmente a única disponível no mundo para a prevenção das doenças pneumocócicas. Conhecida internacionalmente como Prevenar e produzida pela Wyeth Indústria Farmacêutica, a vacina já está disponível em mais de 90 países e faz parte do calendário de vacinação de 35 países, incluindo Costa Rica, Uruguai, Estados Unidos, Reino Unido e Canadá. No Brasil, o Ministério da Saúde estuda a introdução da vacina no Programa Nacional de Imunização (PNI).
Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Campos dos Goytacazes

Um comentário:

Anônimo disse...

gostei das dicas não vamos pegar gripe suina .... vanessa e natalia