sábado, 13 de novembro de 2010

ASSUNTO MININGITE - URGENTE

Meningite é a inflamação das membranas que revestem o encéfalo e a medula espinhal, conhecidas coletivamente comomeninges. A inflamação pode ser causada por infecções por vírus, bactérias ou outros micro-organismos, e, menos comumente, por certas drogas. A meningite pode pôr em risco a vida em função da proximidade da inflamação com órgãos nobres do sistema nervoso central; por isso essa condição é classificada como uma emergência médica.

Os sintomas mais comuns de meningite são dor de cabeça e rigidez de nuca associados à febre, confusão mental, alteração do nível de consciência, vômitos e a intolerância à luz (fotofobia) ou a sons altos (fonofobia). Algumas vezes, especialmente em crianças pequenas, somente sintomas inespecíficos podem estar presentes, como irritabilidade e sonolência. A presença de uma erupção cutânea pode indicar um caso particular de meningite; a causada por bactérias do tipo meningococos.

Uma punção lombar pode ser usada para diagnosticar ou excluir um quadro de meningite. O procedimento envolve a inserção de uma agulha no canal medular para extração de uma amostra de líquor, o líquido que envolve o encéfalo e a medula espinhal. O líquido coletado é, em seguida, examinado em um laboratório. O tratamento habitual para a meningite é a pronta administração deantibióticos e, por vezes, fármacos antivirais. Em algumas situações, corticóides podem ser usados para prevenir complicações da inflamação hiperativa. A meningite pode ter complicações sérias a longo prazo como epilepsia, hidrocefalia e déficit cognitivo, especialmente se não tratada rapidamente. Algumas formas de meningite, como aquelas associadas com meningococo,Haemophilus influenzae tipo B, pneumococo ou vírus da caxumba, podem ser prevenidas através da vacinação.


Copia do Oficio da Secretaria da Vigilancia em Saúde de São Francisco de Itabapoana

Exmo. Senhor
GERSON PENNA
Secretário de Vigilância em Saúde/MS
Esplanada dos Ministérios – Edifício Sede, 1º andar
Brasília/DF – CEP: 70058-900
Telefone: (61) 3213-8280

Senhor Secretário,
Foram notificados, no período de abril a novembro de 2010, 06 (seis) casos de Meningite sem vínculo epidemiológico no município de São Francisco de Itabapoana (Tabela 1), estado do Rio de Janeiro, tendo, um dos casos, ocorrido após realização de quimioprofilaxia. O município com uma população de 47.500 habitantes, não teve nenhum caso notificado entre os anos de 2004 e 2009.

Dos seis casos notificados, três foram confirmados como causados por meningococo C e outros dois, apesar da provável etiologia bacteriana, estão sob investigação. Diante disto, considerando o intervalo de ocorrência dos casos, a série histórica do município e a taxa de ataque, neste caso superior a dez por 100.000 habitantes, solicitamos a intervenção profilática com vacina antimeningocócica C no município de São Francisco de Itabapoana, ratificando o pedido feito pela nossa Gerência de doenças de transmissão respiratória ao GT meningites/SVS em sete de outubro do corrente ano.
Respeitosamente,
NATÁLIA DIAS DA COSTA ALVES
Subsecretária de Vigilância em Saúde
Matrícula n° 866.446-8

A meningite é geralmente causada por infecção de vírus ou microrganismos. A maioria dos casos são devido à infecção com o vírus, com bactérias, fungos e parasitas sendo outras causas comuns. Também pode resultar de várias causas não infecciosas. O conhecimento da etiologia da meningite é fundamental para o tratamento adequado.

Ficheiro:Charlotte Cleverley-Bisman Meningicoccal Disease.jpg


Nenhum comentário: