sábado, 11 de dezembro de 2010

Ser ou não ser ...a questão é assumir e questionar opiniões diversas.


MILITANTE:
Que ou quem milita, tem atividade, está em exercício: militante da política.
burguês

burguês, burguesa
1 pessoa que pertence à classe média
um burguês rico
2 reaccionário, materialista
Ela tem mau gosto. É uma burguesa.
adj burguês, burguesa
1 relativo à burguesia
a classe burguesa
2 materialista
Um tipo burguês. Só pensa no dinheiro.
3 de mau gosto
uma casa tipicamente burguesa

comunista

Pessoa que defende que, para que haja justiça, o valor da igualdade deve se sobrepor ao da liberdade na organização social, em oposição ao liberalista, que crê que a liberdade, assegurada pelo direito à propriedade, deve ter o primado. Em termos econômicos isso se traduz em intervenção do Estado no mercado por meio do controle dos meios de produção, que, no limite, deixam de ser propriedade privada. Essa solução deriva da crítica marxista ao Capitalismo, que tenderia ao aumento da desigualdade e da exploração entre duas classes de pessoas, a burguesia, proprietária dos meios de produção e que enriquece, e a classe que vive da venda de seu trabalho, que tende a empobrecer. Como solução política ao Capitalismo, um comunista pode ser revolucionário, advogar que uma transformação violenta e radical da sociedade é necessária para estabelecer o primado da igualdade pois a burguesia controla as instituições e a ideologia, ou ser um reformista, que pretende diminuir até eliminar a desigualdade e a exploração através de mudanças graduais nas instituições presentes na sociedade. No espectro político-partidário, um comunista é um esquerdista.


BURGUÊS CHICOTEANDO UM SOLDADO

QUE OPRIME

UM ESTUDANTE




''A burguesia fede, mas tem os seus encantos''.

Existem infinitamente mais homens que aceitam a civilização como hipócritas do que homens verdadeiramente e realmente civilizados, e é lícito até perguntarmo-nos se um certo grau de hipocrisia não será necessário à manutenção e à conservação da civilização, dado o reduzido número de homens nos quais a tendência para a vida civilizada se tornou uma propriedade orgânica.



A Hipocrisia do Ser

Para que servem esses píncaros elevados da filosofia, em cima dos quais nenhum ser humano se pode colocar, e essas regras que excedem a nossa prática e as nossas forças? Vejo frequentes vezes proporem-nos modelos de vida que nem quem os propõe nem os seus auditores têm alguma esperança de seguir ou, o que é pior, desejo de o fazer. Da mesma folha de papel onde acabou de escrever uma sentença de condenação de um adultério, o juiz rasga um pedaço para enviar um bilhetinho amoroso à mulher de um colega. Aquela com quem acabais de ilicitamente dar uma cambalhota, pouco depois e na vossa própria presença, bradará contra uma similar transgressão de uma sua amiga com mais severidade que o faria Pórcia.

E há quem condene homens à morte por crimes que nem sequer considera transgressões. Quando jovem, vi um gentil-homem apresentar ao povo, com uma mão, versos de notável beleza e licenciosidade, e com outra, a mais belicosa reforma teológica de que o mundo, de há muito àquela parte, teve notícia.
Assim vão os homens. Deixa-se que as leis e os preceitos sigam o seu caminho: nós tomamos outro, não só por desregramento de costumes, mas também frequentemente por termos opiniões e juízos que lhes são contrários.

Michel de Montaigne, in 'Ensaios - Da Vaidade'







Nenhum comentário: